Jornal Oportunidades
  O seu portal de bons negócios!  
  Terça-feira, 24/10/2017  
  Incluir Classificado  
  Quem somos  
  Fale com o editor  

 

Testes Psicotécnicos – Imagens – Parte III

Publicado em 09/10/2017

Prezados leitores, vamos finalizar a análise das imagens que são facilmente encontradas em testes psicotécnicos, em concursos públicos e em exames para aqueles que desejam obter a carteira nacional de habilitação. No texto anterior, apresentamos a solução até a imagem de número 5. Vamos resolver as três últimas.

Na figura 6, observamos três cubos que giram lateralmente, pois a base (lado inferior) mostra sempre a mesma figura (um quadrado preto). É fácil perceber que o cubo está girando para a direita, pois a face com um círculo preto no centro não aparece no primeiro cubo, aparece da face da esquerda do segundo e na face frontal do terceiro. Efetuando mais uma rotação para a direita, teremos um cubo com a face frontal toda preta. Logo, a resposta é a letra A.
Algumas pessoas podem considerar o problema da figura 7 mais difícil que os anteriores, embora novamente não seja difícil perceber que o cubo está girando de forma que a face frontal vire face inferior na imagem seguinte. Sendo assim, como o terceiro cubo apresenta na face frontal um segmento de reta traçada em sua diagonal, essa mesma diagonal traçada deverá estar presente na face inferior daquele que será a resposta. Obviamente, a única figura que está assim representada é a da letra C. Observando a face direita dos cubos podemos confirmar a resposta. O primeiro cubo mostra um segmento horizontal unindo os pontos médios dos lados da face. Após a primeira rotação, o segmento muda-se para a posição vertical, retornando à horizontal no terceiro. O cubo da resposta C apresenta sua face direita com o segmento novamente na posição vertical.
O problema da figura 8 é, com certeza, o mais complexo. Encontrar o padrão de sequência das figuras não é uma missão impossível, mas também não é tão óbvio como nos exemplos anteriores, uma vez que há mudança no processo de rotação. Do primeiro para o segundo cubo, houve uma rotação na qual a face frontal do primeiro virou face inferior do segundo. Do segundo para o terceiro cubo, o processo muda e a rotação é feita para a direita, fazendo com que a face frontal que contém o círculo preto vire face lateral direita (observe que a face inferior permanece apresentando a sua diagonal, mas agora em outra posição devido à rotação). Do terceiro para o quarto cubo, a rotação volta a ser como a primeira, fazendo com que a face frontal transforme-se em face inferior, permanecendo a face direita com um círculo preto no centro. Se a terceira rotação repetiu a primeira, então a quarta rotação será idêntica à segunda, fazendo com que a face frontal torne-se face direita e que seja mantida a face inferior. Dessa forma, como o quarto cubo apresenta sua face frontal totalmente branca, sem qualquer figura, o cubo da resposta deverá ter essa mesma face no lado direito. Conclui-se que a única resposta possível é o cubo da letra B.
Enfim, finalizamos a solução dos oito problemas. Como ainda restou um pouco de espaço na coluna e atendendo a pedidos, aproveitei para aumentar a imagem para uma melhor visualização.
Amigos leitores, até o próximo texto, se Deus nos permitir!

Paulo de Tarso Ramos

Entre em contato   Recomende   Imprimir


Colunas Anteriores

11/09/2017 - Testes Psicotécnicos – Imagens – Parte II

14/08/2017 - Testes Psicotécnicos – Imagens

14/07/2017 - Quadrados mágicos

14/06/2017 - Curiosidades Matemáticas

08/05/2017 - Conjuntos numéricos

Veja mais...