Jornal Oportunidades
  O seu portal de bons negócios!  
  Quinta-feira, 15/11/2018  
  Incluir Classificado  
  Quem somos  
  Fale com o editor  

 

O FAMOSO NÚMERO PI

Publicado em 15/10/2018

 

Prezados leitores, há na Matemática muitos números interessantes e intrigantes, como o incrível 142857, que foi apresentado aqui em fevereiro deste ano. Muitos outros números poderiam ser citados, mas um deles é, sem dúvida alguma, a constante matemática mais famosa e utilizada na história da humanidade. Trata-se do famoso número pi.
O número pi já era conhecido pelos babilônios e, posteriormente, pelos egípcios, há milhares de anos. Esses povos apresentavam uma boa estimativa para seu valor, considerando as limitações da época.
Pi é uma constante matemática que é obtida fazendo-se a divisão do perímetro de uma circunferência pelo seu diâmetro. Somente a partir do século XVIII é que ele passou a ser representado pela letra grega Resultado de imagem para pi simbolos.
Na escola, aprendemos que Resultado de imagem para pi simbolos = 3,14, mas esse é um valor prático para utilização na resolução de exercícios. Na verdade, trata-se de um número irracional, com infinitas casas decimais: 3,141592653589... Um valor aproximado para pi pode ser obtido na divisão de 355 por 113, que apresentará um resultado correto até o sexto dígito.
Seu emprego é vasto na Geometria euclidiana, no cálculo das probabilidades e em diversas outras fórmulas matemáticas. Na Física, em cálculos de Eletromagnetismo, de Mecânica, etc.
Os povos antigos utilizavam no máximo três casas decimais para pi. Com o passar do tempo, esse número cresceu assustadoramente. No início do século XVIII, já eram conhecidas cem casas decimais de pi. No século passado, aproveitando-se do desenvolvimento tecnológico, uma verdadeira batalha iniciou-se na busca do maior número possível de casas de pi. Em 1973, utilizando-se os mais rápidos computadores da época, dois matemáticos chegaram a obter mais de um milhão de casas decimais para pi. Oito anos depois, esse número já havia dobrado. Em 2011, o número de dígitos de pi atingiu dez trilhões.
Há inúmeras curiosidades na internet em relação ao número pi. Ele já esteve presente em filmes e séries de televisão. Em 1998, os americanos produziram um filme de ficção científica cujo título foi Pi.
No mundo inteiro há concursos de memorização das casas decimais de pi. Em 2009, um brasileiro recebeu um prêmio por ter recitado corretamente mais de dezesseis mil dígitos de pi. Mas já houve japoneses que foram muito além e memorizaram muitas dezenas de milhares de dígitos, levando muitas horas para citá-los.
Outra curiosidade presente na internet registra que a famosa pirâmide de Gizé teria uma relação entre sua altura vertical e o perímetro de sua base bastante próxima do valor de pi.
Deixo aqui meu registro preferido: no décimo quarto episódio da segunda temporada da série clássica de Jornada nas Estrelas, intitulado “Um lobo entre os cordeiros”, uma entidade do mal apoderou-se do computador da nave estelar Enterprise. Para manter o computador ocupado enquanto buscava uma forma de livrar-se da entidade, o primeiro-oficial Spock dá a seguinte ordem para o computador: “Calcule até o último dígito de pi”. Logo em seguida, o vulcano Spock explica para o capitão Kirk que pi é um número transcendental e que não é possível encontrar a sua última casa decimal. Spock finaliza dizendo que “o computador vai trabalhar nesse problema até que ordenemos que pare”.
Amigos leitores, até o próximo texto, se Deus quiser!
Um abraço!

Ramos

Entre em contato   Recomende   Imprimir


Colunas Anteriores

10/09/2018 - O SAPATO DE 50 REAIS

06/08/2018 - UM MILHÃO NA TELEVISÃO

04/07/2018 - O CURIOSO RESULTADO DO CONCURSO 2052 DA MEGA-SENA

01/06/2018 - MATEMÁTICOS CONTEMPORÂNEOS

26/04/2018 - GRANDES MATEMÁTICOS DA HISTÓRIA

Veja mais...