Jornal Oportunidades
  O seu portal de bons negócios!  
  Quarta-feira, 23/08/2017  
  Incluir Classificado  
  Quem somos  
  Fale com o editor  

 

Testes Psicotécnicos – Imagens

Publicado em 14/08/2017

 

Prezados leitores, muitas pessoas inscrevem-se em concursos públicos e sofrem com questões de raciocínio lógico de todos os tipos possíveis. Algumas questões são elementares e exigem apenas um pouco de paciência e de capacidade de observação. Há questões que necessitam de alguns cálculos básicos e outras cujo objetivo é observar e encontrar padrões, nas quais é muito comum o emprego de imagens.
Entre os tipos de questões mais comuns que utilizam imagens, aquele que demanda maior raciocínio lógico é a questão que requer a identificação de padrões para determinar a próxima figura de uma sequência. Questões assim descritas são muito comuns em testes para aqueles que desejam obter a carteira nacional de habilitação, os famosos exames psicotécnicos ou testes psicotécnicos.
Os testes psicotécnicos abrangem vários tipos de questões, algumas extremamente fáceis, outras nem tanto. Vamos tentar ajudar ao leitor a compreender como devem ser encontrados padrões em sequências de imagens na busca da resposta correta. Abaixo seguem oito testes de domínio público obtidos na internet.


As três primeiras sequências de imagens são mais fáceis de identificar-se o padrão por serem figuras planas. As figuras de 4 a 8 exigem um pouco mais de habilidade por conterem objetos tridimensionais (os cubos) que giram segundo determinado padrão.
Na figura 1, temos um círculo dividido em duas partes e metade dele está hachurada (parte escura), seguido por um círculo dividido em quatro partes e metade dele continua hachurada e, por fim, um círculo dividido em seis partes e metade dele permanece hachurada. Qual deve ser a quarta imagem? Seguindo o raciocínio, os três primeiros círculos foram divididos em 2, 4 e 6 partes. A próxima divisão deverá ser em 8 partes. A parte hachurada permanece a mesma nas três figuras e deverá continuar da mesma forma no quarto círculo. Logo, a única resposta possível é a letra b.
A figura 2 inicia-se com quatro círculos divididos em quatro partes iguais. Observe que, em seguida, os segmentos horizontais das divisões desapareceram. A imagem seguinte mostra quatro X com um traço horizontal e outro vertical cortando-os. Acompanhando a lógica, os traços horizontais devem ser retirados. A única resposta possível para a última figura é a da letra c.
Deixo para o leitor pensar na solução das questões de 3 a 8, cujas respostas apresentarei no próximo texto. Observe atentamente e descubra o padrão de comportamento de cada figura.
Amigos leitores, até o próximo texto, se Deus nos permitir!

Paulo de Tarso Ramos

      
  
      
 

Entre em contato   Recomende   Imprimir


Colunas Anteriores

14/07/2017 - Quadrados mágicos

14/06/2017 - Curiosidades Matemáticas

08/05/2017 - Conjuntos numéricos

04/04/2017 - Critérios de divisibilidade

06/03/2017 - Prioridade nas operações aritméticas e algébricas

Veja mais...