Jornal Oportunidades
  O seu portal de bons negócios!  
  Domingo, 20/05/2018  
  Incluir Classificado  
  Quem somos  
  Fale com o editor  

 

GRANDES MATEMÁTICOS DA HISTÓRIA

Publicado em 26/04/2018

 

Prezados leitores, muitos matemáticos fizeram grandes contribuições à humanidade até chegarmos a todo o conhecimento de que dispomos hoje. Muitos deles foram chamados de gênios, alguns poucos ficaram famosos até mesmo entre leigos, mas a maioria é desconhecida da população em geral.
Existem muitas páginas na internet que relacionam os cinco, os dez, os vinte e cinco e até mesmo os cem maiores matemáticos de todos os tempos. Dado o caráter subjetivo dessa escolha, não há unanimidade. É impossível afirmar categoricamente quem foi o maior de todos ou fazer uma lista dos cinco maiores.
Realizei uma pesquisa em dez páginas especializadas na internet e os resultados foram bastante controversos. Essas páginas registram vinte e nove matemáticos, incluindo nomes da antiguidade até matemáticos contemporâneos.
Embora não haja unanimidade, cinco nomes são recorrentes em mais da metade das páginas pesquisadas. Listo-os em ordem alfabética para deixar bem claro que a relação não possui qualquer classificação, dando mais importância a algum em detrimento de outro. Os cinco grandes matemáticos mais citados são Euclides, Euler, Gauss, Leibniz e Newton.
Euclides foi um professor grego que viveu cerca de trezentos anos a. C. Sua maior contribuição foi no campo da Geometria. Ele escreveu uma das maiores obras matemáticas de todos os tempos, conhecida como Os Elementos, composta por treze volumes. Estudantes de ensino médio já ouviram falar seu nome, pois, graças a ele, a Geometria é dividida em euclidiana e não-euclidiana.
O suíço Euler viveu no século XVIII e teve contribuições também na Física. Na Matemática, trabalhou em várias áreas, destacando-se no cálculo e na análise matemática. Seu nome está presente em fórmulas, equações, conjecturas, etc. Em sua homenagem, há o número de Euler, uma constante irracional que é a base do logaritmo natural.
O alemão Gauss viveu entre os séculos XVIII e XIX. Desde muito jovem, ele mostrava para o mundo a sua genialidade. Meu primeiro texto para a coluna Para Gostar de Matemática, publicado em 12/07/2013, registra uma história elucidativa de seu talento precoce na qual ele resolve de forma brilhante uma tarefa dada pelo professor. Sua contribuição deu-se em vários campos da Matemática, dando-lhe o epíteto de “príncipe da Matemática”.
Entre os cinco nomes citados, o do alemão Leibniz é, provavelmente, o menos conhecido pelos leigos, mas foi grande a sua contribuição não somente à rainha das ciências, mas também em outras áreas do conhecimento humano. Ele viveu entre os séculos XVII e XVIII e uma de suas maiores colaborações foi no campo do cálculo moderno.
Finalizando os cinco matemáticos mais recorrentes, temos o inglês Newton, possivelmente o mais famoso entre eles. Sua fama foi gerada, principalmente, pela sua contribuição à Física. Na Matemática, sua maior contribuição foi no campo do cálculo. Teve com Leibniz a provável maior rivalidade científica da história. Ambos lutaram pela primazia da descoberta do cálculo infinitesimal.
Não podemos deixar de registrar outros grandes nomes citados em cerca de metade das páginas pesquisadas: os gregos Pitágoras e Arquimedes, o persa Al-Khwarizmi e os franceses Descartes, Galois e Poincaré. Há inúmeros matemáticos não citados aqui cuja contribuição foi altamente relevante, contribuindo para o progresso da humanidade.
Amigos leitores, até o próximo texto, se Deus quiser!
Um abraço!

Ramos

Entre em contato   Recomende   Imprimir


Colunas Anteriores

26/03/2018 - TAREFAS DE SELEÇÃO DE WASON

27/02/2018 - O INCRÍVEL NÚMERO 142857

25/01/2018 - DESAFIO DE DIOFANTO

18/12/2017 - A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO

06/11/2017 - Matemática no Jogo de Porrinha

Veja mais...